Keyflower é um jogo para 2-6 jogadores jogado em quatro rodadas. Cada jogada representa uma estação: primavera, verão, outono e inverno.
Cada jogador começa o jogo com uma “casa” e uma equipe inicial de oito trabalhadores, cada um dos quais é de cor vermelha, amarela ou azul. Trabalhadores de cores correspondentes são utilizados pelos jogadores para concorrer a hexágonos para adicionar às suas aldeias. Trabalhadores correspondentes podem, alternativamente, ser usado para gerar recursos, competências, os trabalhadores adicionais, e os pontos de vitória, não só a partir de módulos próprios do jogador, mas também dos hexágonos nas aldeias dos outros jogadores e dos hexágonos novos que estão sendo leiloados.
Na primavera, verão e outono, mais trabalhadores chegarão a bordo do Keyflower e outros barcos, com alguns desses trabalhadores possuindo habilidades no trabalho dos principais recursos de ferro, pedra e madeira. Em cada uma destas estações, hexágonos de aldeia são estabelecidos de forma aleatória para o leilão.
No inverno, há novos trabalhadores que chegam, e os jogadores selecionam os hexágonos da vila para o leilão das que recebeu no início do jogo. Cada aldeia no inverno oferece pontos de vitória para certas combinações de recursos, habilidades e trabalhadores. O jogador cuja vila e trabalhadores geraram mais pontos de vitória ganha o jogo.
Keyflower apresenta aos jogadores muitos desafios diferentes, e cada jogo será diferente, devido à mistura de hexágonos da aldeia que aparecem no jogo. Durante todo o jogo, os jogadores estarão alerta para as oportunidades de melhor utilizar seus diversos recursos, capacidade de transporte e de atualização, habilidades e trabalhadores.
Keyflower, um projeto conjunto entre Richard Breese e Sebastian Bleasdale, é o sétimo jogo da série “Key” de R&D Games definidos na terra medieval “Key”.