Clash of Cultures é um jogo em que cada jogador leva uma civilização de uma simples colônia para um poderoso império.
Os jogadores devem explorar os arredores, construir grandes cidades, avançar em pesquisas tecnológicas e conquistar aqueles que estão no caminho. O jogo apresenta um tabuleiro modular para os jogadores explorarem, 48 avanços tecnológicos distintos, sete maravilhas poderosas, e muitas miniaturas e cartas. O vencedor irá criar uma cultura que será lembrada e admirada por milênios.
O jogo apresenta cerca de 48 avanços distintos. O conjunto “árvore tecnológica” é muito flexível, sem impasses, ainda assim intuitivo e “realista”. Além disso, o jogador tem uma grande visão de que avanços outras culturas têm – não há necessidade de pedir – basta olhar.
Os jogadores começam com uma civilização em sua infância. Devem mover colonos para regiões desconhecidas e revelar o terreno e os seus recursos. O jogo possui uma duração de cerca de uma hora por jogador.
Jogadores expandem suas cidades através do jogo. Mas não apenas para uma cidade genérica maior. Ao invés disso, os jogadores escolhem um tipo de construção que representa o crescimento da cidade.
A expansão da cidade pode ser um porto, forte, templo e academia – todos com diferentes benefícios.